de Stefan Duncan Gallery

31.8.06

migas e entrecosto.


Bryc Gates

- a senhora anda sozinha pelas bermas do rio, de noite e tudo? olhe que é preciso cuidado! em todo o lado há gente de má fé e já nem aqui se dorme de porta no trinco, como antigamente.

- parece que sim pelo que leio nos jornais, mas ainda não vi viv'alma no caminho. também não trago nada que roubar...

- sabe, às vezes não é pelo que roubam, é pelo mal que fazem. e há tanta estrangeirada por aí! já ninguém se conhece...
mas entre, não fique aí à porta e não se vai só com o leite que veio comprar, janta com a gente!

pior é que a janta de hoje é muito à nossa moda. não sei se vai gostar... mas uns ovinhos mexidos fazem-se num instante e tenho pão cozido desta manhã, que está um benza a deus.

- aceito sim senhora, mas como do que houver. obrigada.

Elaine Morgan

Vá-se sentando enquanto eu frito o entrecosto. gosta de migas?

- se gosto?! eram o meu prato favorito cada vez que cá vinha. muitas vezes pedia à minha avó para as fazer só para mim.

- ah, tem família de cá?

- toda a pouca que resta, excepto os filhos.

- e os meninos, não quiseram vir? e o marido deixa-a andar sozinha por esses alcanchais?


- morreu há muito tempo, não pode fazer nada.

- desculpe , lá estou eu a meter-me onde não devo... falo sempre demais, é de estar para aqui com o meu homem, neste ermo. quando aparece alguém é como se me desatassem a goela, não me calo mais.
olhe aí vem ele. deve-lhe ter cheirado a comida pronta, no curral. foi dar comer às ovelhas, o que há pelo montado já não dá para nada. gasta-se uma dinheirama em ração.

nem uma pergunta mais sobre causas da morte, data, o "não voltou a casar?", tão da cidade. nada. os mortos são dos seus. não se toca no sagrado alheio.

um homem que entra, saúda, lava as mãos e a cara, limpa-as a um pano branco mesmo, senta-se à mesa onde, servidas em barro, as migas fumegam e o entrecosto brilha directo à minha gula. ponho a pequena flor sobre a mesa ao lado da travessa, nem sei se dão por ela, mas está lá.


eps-golega.rcts

tanto passado em refeição tão simples! se esta gente tivesse ideia do tanto que hoje deu...

- nem pense que a deixamos sair a esta hora para ir dormir num saco, na friagem da noite. tenho o quartinho da minha filha com cama de lavado, sempre pronto, para quando ela lhe der para aparecer. vive em Estremoz e pouco por cá passa... mas olhe, esperança de mãe. sabe como é...


sei.

Comments:
...sei que continuo nos passos desse caminho...tão simples o que de repente pode uma alma nos oferecer...esperança, alimento, pouso...
se me permites...fico aqui hoje,no som da áqua, na magia do que vês.

beijos carinhosos

della
 
(tirando o entrecosto que eu sou vegetariana...)

Também sei... e os meus filhos ainda não partiram!

(estes pequenos momentos de gente que nos dá tanta ternura sem nada pedir são tão raros)

Cada vez mais a gostar do que leio. Porque leio alguém extremamente sensível.

Um beijo
 
P.S: também sou muito citadina... nunca pergunto nada...:)
 
querida amiga,

vim ler-te com prazer

o título abriu o apetite e o post foi automaticamente devorado

deve ser uma "estranha forma de fome" o que sinto

beijinho grande

alice
 
O teu blog é daqueles que não podemos sair indiferentes!!! Adorei...

Obrigada pela tua visita.
 
Weg

estranho, senti-me em casa, explico tenho a sensação de tudo ser familiar, perdoa-me mas antes tinhas outro nome ... .

agora esta parte de história emocionante muito mesmo, migas meu deus o alentejo a simplicidade do receber, o simples coração aberto.

Gostei
muito e fiquei sensibilizada com mais outras coisitas.

1 bj*
 
Também sei...as minhas já partiram.
Doce passeio pelo dia e noite dos simples...mas tão ricos.
O gosto pela partilha da refeição, do aconchego, do respeito pela vida de cada um. Não é muito normal esse procedimento nos nortenhos...
Quando pergunto, não é para saber, mas para entender...
Bjinho
 
lindo este dar sem nada exigir em troca
este mundo ,infelizmente ,quase em extinção ,mas que ainda se encontra entre a gente genuína das nossas aldeias ,montes e serras
.
.
.
alentejanas e algarvias
.
.
e é tão doce o teu recordar
.
no mais sensível que há em ti

lindo ( permite a repetição! )
 
(vou dizer algo que me vou arrepender até à eternidade...siga a procissão...por causa do comentário da Era Uma Vez um Girassol)

1. Esclarecimento (que Weg me desculpe)- NÃO DEFENDO NORTENHOS (definição de norte- acima do Porto)

2 - Eles são muito hospitaleiros. Têm bastantes defeitos mas não esse.

3 - Meterem-se na vida dos outros é como em todo o lado....

... a minha família paterna é de Ponte de lima.. garanto que não os defendo... pelo contrário :(... mas justiça tem de haver...

Nota: Ah! Isto é essencial!! Depois de ler Sandokan, Ricardo Coração de Leão e coisas tais em miúda sempre tive a mania de defender os oprimidos (coisa que os nortenhos não são...) lololololol
 
weg

prepare-se...em breve vou desviar-lhe o caminho. vou sequestra-la até a minha Cidade...aguarde.
quero reunir alguns destinos.

beijos

della-porther
 
o ambiente, as pessoas a envolvencia de um sentimento tão especial

migas e entrecosto,... tão bom
...


:)
 
:)

Bom dia a todos os que se deram ao trabalho de passar e comentar, obrigada.

Não me dirijo a um por um, ia parecer que tinha 22 comentários e nunca foi característica minha tê-los. Obrigada, verdadeiramente, a todos.

..........

esclarecimentos necessários ou não: inBluesy, "os nomes dos livros são como os nomes das pessoas/ é só para não se confundir..." dizia o Almada Negreiros. Importante é dizeres que te sentes em casa, se estar em casa para ti é bom , benvinda.
.......

Girassol, por enquanto é no Alentejo, o caminhar e o rio, mas respondendo de caminho à Teresa, também fui muito bem recebida no alto minho, no alagarve, em Trás os Montes... fora das grandes cidades, somos hospitaleiros.

.........

Al-jib, a idade é irrelevante aqui, a menos que prefiras assim, podes tratar-me por tu.

:)

............

Della, sua brazuquinha, se passares por cá um dia, faço migas com entrecosto e as ervas aromáticas a que o prato tem direito e os restaurantes deixaram de usar, os outros aprendam a fazer. ahahahahha

.........

Beijo matinal e votos de um bom fim de semana a todos. :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Divulgue o seu blog!

Estou no Blog.com.pt

blogwise

Creative Commons License
Esta obra está¡ licenciada sob uma Licença Creative Commons.